sábado, 29 de agosto de 2009

Marketing Digital | A Primeira Abordagem

Poucos dias após iniciar um novo desafio na minha curta carreira como profissional de marketing, ainda me é um pouco desconhecido do que se trata isto do Marketing Digital.
Pelo que consegui apurar, e o que me parece que seja a definição mais obvia desta recente vertente do marketing, o Marketing Digital trata-se de um conjunto de estratégias de negócio através da Web.
Em reverso dos já conhecidos meios de comunicação, a Web tem para além da grande capacidade de comunicação, um enorme potencial de criar novos e mais distintos modelos de negócio.
Possibilitando o contacto directo entre a oferta e a procura, o Marketing Digital é muito mais que Web Advertising. É uma oportunidade de negócio, que permite uma gestão segura e organizada. Aqui, a proximidade ao cliente, tem custos de comunicação bastante reduzidos.

Um novo conceito de Mercado

A par com a globalização e a evolução tecnológica, tem-se notado nos últimos anos uma constante mudança nos mercados a nível global.

A cada dia que passa os mercados estão mais exigentes, mais lutados, e com um número de produtos per capita bastante superior à capacidade de absorção, sobretudo nas sociedades mais desenvolvidas.

Dessa forma, o comportamento do consumidor acompanha a evolução dos mercados estando em constante interacção com os meios de comunicação mais modernos e sempre actualizados.

As preocupações e exigências do novo cliente deixam de estar estritamente centradas na relação qualidade/preço, e na comodidade do consumo do produto ou transporte dos produtos. As preocupações sociais, tal como as preocupações de carácter ecológico, parecem estar finalmente a imergir na mente dos consumidores.

As empresas que pretendam acompanhar o mercado terão que se adaptar às exigências e necessidades do novo cliente. Constantemente actualizado, o cliente não procura apenas adquirir um determinado produto. Procura sobretudo adquirir um produto que suporte uma determinada causa e proteja o meio ecológico, nem que daí tenha de escolher um produto em reverso daquele que costumara ser o da sua preferência.