quarta-feira, 10 de março de 2010

As Redes Sociais na Óptica do Marketing

Chama-se de Social Media Marketing, ás técnicas utilizadas para promover uma relação entre marcas e consumidores, tirando partido das potencialidades das redes sociais que florescem na internet, numa realidade denominada web 2.0.

Alguns dos exemplos mais conhecidos de redes sociais são o YouTube, o MySpace,o Facebook, o Twitter, o Blogspot, o Hi5, entre outros. Estes websites geram comunidades de utilizadores, que se agrupam por temas e afinidades, originando um conjunto de interdependências que se prolongam no tempo.

O conhecimento sobre as preferências e comportamentos destes utilizadores, assim como as especificidades da rede em que se inserem, permite explorar as interdependências entre utilizadores sob a forma de acções de marketing "viral".

As redes sociais têm regras próprias. É fundamental conhecer o relacionamento entre utilizadores, para desenvolvimento de acções de Marketing bem sucedidas nestes canais.


Estes são apenas alguns exemplos de acções que podemos desenvolver:

. Criar um canal no YouTube com vídeos relacionados com a área de actividade;

. Criar uma página de fãs no Facebook;

. Criar, dinamizar e gerir um Blog sobre um tema relacionado com o seu produto/serviço;

. Criar um novo termo relacionado com a sua actividade na Wikipédia;

Sem comentários:

Enviar um comentário