sábado, 20 de março de 2010

Google Street View | Google não mapeou bairro da Camorra

Na falta de uma explicação oficial, os jornais italianos especulam: a Google não se terá atrevido a percorrer as estradas de Gomorra, título do livro do jornalista Roberto Saviano sobre a máfia napolitana que deu origem a um filme com o mesmo nome.
Como tantas cidades do mundo, Nápoles aparece com grande pormenor nos mapas do serviço Street View da Google, mas há toda uma clareira, o bairro Scampia, reinado da Camorra.

Apesar da conclusão mais ou menos óbvia de que os carros com câmaras no tejadilho que o ano passado percorreram Lisboa a gravar ruas com detalhes como a roupa estendida nas janelas não arriscaram entrar nas ruas da máfia, a verdade é que na Street View há imagens da rua Baki, cenário como Scampia de muitas emboscadas. E em Palermo, por exemplo, casa da Cosa Nostra, não há ilhas a negro como a de Scampia no mapa de Nápoles, nem nos bairros mais complicados de Zen ou Brancaccio.

Interrogada pelo jornal “Corriere della Sera”, a empresa respondeu que "por vezes os nossos carros não entram em zonas onde as ruas são particularmente estreitas". Ora as ruas de Scampia não são mais estreitas do que as do Red Light District de Amesterdão nem do que as ruas de vários bairros de Lisboa. "O serviço depende da estrutura internacional, temos de perguntar-lhes. Um dia estará disponível", respondeu ainda a Google italiana.

Os jornais também confirmaram que ninguém a trabalhar para o serviço de mapas do maior motor de busca na Internet fez qualquer denúncia de intimidação junto da polícia.

Scampia, que é um subúrbio de crime, mas também de gente normal, talvez tenha ficado de fora pela fama: foi ali que uma guerra de clãs fez 139 mortos em 2004.


Experimente o Google Street View a partir daqui

Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário