quinta-feira, 25 de março de 2010

@ no Museum of Modern Art

O símbolo @, que em português se diz “arroba”, vai fazer parte da colecção permanente do Museum of Modern Art (MoMA), em Nova Iorque. A @ é um ícone da Internet – mas já tem séculos de existência.

O símbolo vai estar permanentemente em exibição, mas o tipo de letra em que é impresso vai mudando. “De cada vez, indicaremos o tipo de letra específico, tal como indicamos os materiais de que um objecto físico é feito”, explica, no site do museu, a curadora do departamento de arquitectura e design, Paola Antonelli.

E é precisamente por ser não ser um objecto físico que a arroba é também uma novidade para o MoMA: “A aquisição da @ dá mais um passo. Fundamenta-se na ideia de que a posse física de um objecto como condição para uma aquisição já não é necessária, e portanto deixa os curadores livres para etiquetar o mundo e reconhecer coisas que “não podem ser tidas” – porque são muito grandes (edifícios, o Boing 747, satélites) ou porque estão no ar e pertencem a toda a gente e a ninguém – como a @”.

O símbolo é hoje quase omnipresente, por ser usado em endereços de e-mail. Mas, até há poucas décadas, era um quase desconhecido – apesar de ter séculos de existência.

Segundo a explicação de Antonelli, há linguistas que acreditam que a @ já existia no século VI ou VII, como símbolo para a palavra latina ad, que significa “para”, “em direcção a” ou “em”.

O símbolo foi também encontrado em documentos muito mais tardios, sendo usado para designar uma ânfora, um tipo específico de vaso, que era também uma unidade de medida. A palavra arroba (que é também usada pelos espanhóis para designar o símbolo @) é, em português, uma unidade de medida, correspondendo a perto de 15 quilos.

A @ – que é também ocasionalmente usada como notação contabilística – chegou aos teclados das máquinas de escrever ainda no século XIX. Mas permaneceu sem grande uso – e essa foi uma das razões que levou o engenheiro americano Ray Tomlinson a usá-la para os endereços de um sistema pioneiro de e-mail, em 1971.

Outra das razões foi o facto de o símbolo permitir transformar um endereço de e-mail numa frase legível em inglês. Em inglês, @ lê-se “at” – utilizador@gmail.com lê-se “utilizador at gmail.com”, o que se pode traduzir por “utilizador em gmail.com”, o que por sua vez significa “utilizador no servidor de e-mail gmail.com”.

A escolha de Tomlinson acabou por tornar célebre a arroba.

Mais recentemente, em línguas como o português e o espanhol, o símbolo tem sido usado para escrever rases sem género – por exemplo, “Meus car@s”, em vez de “Meus caros/as”.
Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário