quarta-feira, 24 de março de 2010

Perfil do Marketeer segundo o Barómetro das Profissões do IPAM


O Barómetro das Profissões é um estudo trimestral, inserido na Investigação do IPAM Carreiras e pretende para além de analisar a oferta de emprego na área do Marketing, dar a conhecer as profissões que o mercado de trabalho procura e evidencia as competências e características solicitadas para cada perfil profissional.

A construção destes perfis será unicamente baseada em anúncios de recrutamento publicados no Jornal Expresso, e contempla os anúncios publicados entre os dias 1 de Outubro e 31 de Dezembro de 2009. Assim, esta edição do Barómetro das Profissões refere-se às ofertas de emprego publicadas no quarto trimestre do ano de 2009, que solicitam formação superior em Marketing.

Neste período foram publicados 1171 anúncios relativos à publicação impressa (13 semanários) e à publicação efectuada diariamente na versão online, dos quais foram seleccionados 72 anúncios que solicitavam candidatos com formação superior na área no Marketing (6,1%). Assim, estes 72 anúncios são os que constituem o alvo de análise deste barómetro.

O marketeer mais procurado pelo mercado, possui em média 3 ou 4 anos de experiência em funções similares, é licenciado, domina a informática na óptica do utilizador, bem como a língua inglesa e demonstra facilidade ao nível da comunicação. Estas são, de acordo com o estudo realizado pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), algumas das características mais valorizadas num marketeer pelas empresas que pretendem, neste momento, recrutar no mercado profissionais com formação nesta área.

A análise permite aferir que a preferência e a aposta das empresas recai sobretudo em profissionais experientes. Quase metade dos anúncios (43,9%) exige candidatos com uma experiência mínima que oscila entre os 3 e 4 anos. Do total de anúncios que refere a experiência profissional como um critério de selecção (93,1%), a maioria (88,1%) manifesta primazia por candidatos com provas dadas em funções similares. O grau de licenciatura é exigido pela totalidade das empresas para admissão dos candidatos.

As empresas do ramo do Comércio e da Distribuição são aquelas que mais oportunidades de emprego proporcionaram aos marketeers, representando 20% do total de anúncios. O sector farmacêutico (10,8%) e do Turismo e Lazer (9,2%) estão entre aqueles que mais pretendem reforçar os seus quadros com profissionais da área do marketing. Importa também realçar que metade dos anúncios que mencionam a idade como um factor a ter em consideração no momento da escolha do candidato define a faixa etária entre os 25 e os 30 anos como limite para o recrutamento.

A profissão de Gestor de Unidade – que engloba a função de gestor de loja, de negócio e de mercado – é aquela que encabeça o top de solicitações na esfera do marketing, representando quase 20% do total dos anúncios. No segundo posto surge o Gestor de Marketing (15,3%), sendo que o pódio fica completo com a profissão de Gestor de Produto (12,5%). Entre as profissões menos solicitadas, encontra-se a de Director de Marketing, Gestor de Vendas e Gestor de Marca.

A maioria dos anúncios (62,1%) publicados durante o período em análise é dirigida à região de Lisboa e Vale do Tejo, enquanto que 24,2% solicitammarketeers para desempenhar funções na região Norte. O Algarve e o Alentejo, respectivamente com dois e um anúncios, são as regiões de Portugal Continental onde as ofertas de emprego são mais escassas.

Quanto às exigências ao nível das capacidades linguísticas, 75% das ofertas de emprego valorizam o conhecimento e o domínio do Inglês. Entre as características comuns a qualquer anúncio de emprego, o domínio informático na óptica do utilizador é claramente a mais requisitada. A facilidade de comunicação (30,6%) e a disponibilidade para deslocações (25%) também integram o lote dos factores gerais mais apreciados.

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