quarta-feira, 10 de março de 2010

Redes Sociais como Ferramenta de Marketing


Nos últimos 60 anos o marketing evoluiu para um cenário global, tecnológico, social e ambiental onde as economias, as culturas e os desejos se aproximaram, intensamente, contribuindo para uma sociedade em rede que tece a globalização.

Com este ritmo frenético das transformações e fusões, das tecnologias em rede, do cenário social e ambiental, e da integração acelerada dos diversos meios de comunicação, de todo o avanço tecnológico em si, verificam-se alterações no comportamento dos indivíduos e na forma como as empresas fazem os seus negócios.

O marketing digital assume assim importância primordial para as organizações. As empresas têm que se ajustar aos novos tempos, imprimindo mudanças radicais na forma de realizar negócios e administrar relacionamentos.

No actual cenário, as palavras-chave são: interactividade, personalização, globalização, integração, aproximação, convergência e democratização da informação. Nesta nova era o consumidor é quem tem a palavra final, é o actor principal. As novas regras indicam que para captar a atenção do consumidor é necessário dar-lhe algo em troca, é necessário recompensá-lo. O produto não é tudo, há que apelar à criatividade, fazendo com que o consumidor se sinta parte integrante do produto. A publicidade não pode ser percebida como um monólogo. Há que redefinir a estratégia de comunicação da empresa, direccioná-la para o online.

No seguimento destas novas tendências, faz todo o sentido salientar aqui a utilidade das redes sociais como ferramenta de marketing.

O Facebook, que no presente ano teve um acentuado crescimento, vendo o seu n.º de inscrições aumentar substancialmente, pode ser apontado como um exemplo de uma rede social horizontal. Ao nível nacional já conta com a presença de empresas como a PT, Sonae, TMN e Zon Lusomundo. Ao nível internacional podemos salientar empresas como a Coca-Cola e Starbucks.

Com um planeamento estratégico prévio, as redes sociais podem ser aproveitadas pelas empresas para divulgação de preços, produtos, serviços, ganhar notoriedade e comunicar com clientes, criando assim comunidades e relações de proximidade diferentes das que conseguem na sua actividade normal e com as campanhas de publicidade. As vantagens do canal são o baixo custo de infra-estrutura, procura segmentada, atendimento personalizado a cada cliente e, principalmente, a interactividade com o público-alvo. Há que aproveitar também o canal de comunicação directo para "escutar" o cliente verificando as suas necessidades e, principalmente, tratando-o como único e não como mais um consumidor. Numa palavra, "customize it", ou seja: fazer com que o cliente ou potencial cliente se sinta parte integrante do serviço ou produto, ou marca; mimar o cliente e ver a sua marca proliferar cada vez mais, pois hoje as pessoas organizam-se com base numa ideia, numa paixão, em algo que lhes satisfaz o sentimento de pertença, onde podem interagir e contribuir, seja em ligação com um líder ou noutros casos apenas entre membros da comunidade. Hoje o Marketing é sobre como criar a confiança entre pessoas em vez de as tentar 'comprar'.

Embora as mentalidades estejam a mudar, ainda se nota insegurança por parte das empresas na utilização das redes sociais, na forma como estas poderão ser úteis e sobretudo como deverá ser iniciado um trabalho nesta área; o seu valor ainda não foi percebido, ou apreendido. Isto deve-se à volatilidade da ferramenta. Assim, antes de expor uma marca no Facebook, é importante verificar se há condições de manter o perfil sempre actualizado e com conteúdo atractivo. A regra da web não é simplesmente estar online, mas estar presente nas redes sociais com qualidade. É importante enfatizar que mesmo que a marca não esteja oficialmente na web, ela será comentada, elogiada ou criticada por milhões de internautas-consumidores : monitore tudo, escute o que o consumidor diz nos media sociais, monitore o que está acontecendo e acompanhe as redes sociais. A única regra para o investimento nesta área é a criatividade e a interatividade com o público consumidor. Socializar é ver a marca despontar para o mundo!



Fonte: Expresso

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