quinta-feira, 18 de março de 2010

Facebook alvo de novo ataque

Os clientes do Facebook são o alvo de uma nova tentativa de ataque. O esquema, divulgado num alerta da McAfee, tem como objectivo capturar dados pessoais e de acesso a contas bancárias ou outros serviços online.

A forma como actua é por via de uma mensagem de correio electrónica, enviada aos utilizadores, informando-os de que as suas senhas de acesso à rede social foram alteradas. Para ter acesso às novas credenciais terão de abrir um ficheiro anexo à mensagem.

Se o destinatário da mensagem o fizer instalará no PC vários programas indesejados, incluindo um desenhado para roubar dados, nomeadamente senhas pessoais.
Citado pela imprensa internacional Dave Marcus, da McAfee, teme que o ataque venha a conseguir resultados com alguma expressão tendo em conta o elevado número de utilizadores do Facebook. Com cerca de 400 milhões de clientes activos, o Facebook é a mais importante rede social da actualidade. Se o ataque for bem sucedido apenas em 10 por cento dos seus utilizadores já serão 4 milhões os afectados pelo esquema.

O Facebook não comenta o caso concreto, mas um porta-voz da empresa remete para informação já publicada sobre o tema, onde adverte os utilizadores para os perigos das mensagens falsas e recomenda que qualquer mensagem suspeita seja apagada. A expressão do Facebook tornou-o um dos destinatários favoritos dos burlões informáticos e o número de tentativas para usar o serviço e outros igualmente populares tem-se tornado cada vez mais relevante.

Em actuação continua também o Koobface, um worm que já tinha sido detectado pelas empresas de segurança e considerado extremamente perigoso. Os laboratórios da Kaspersky avisam os utilizadores do Facebook e do Twitter, principais visados por mais este esforço de controlo de PCs dos utilizadores que circulam por estes serviços sociais.

O Kooface infecta sites legítimos para que actuem como proxies para o seu principal servidor de comando e controlo. O número de servidores que os computadores infectados com o Koobface usam para obter comandos e actualizações remotos tem-se mantido na centena, com alguma veriações.


Fonte: SAPOtek

Sem comentários:

Enviar um comentário